A empresa militar canadense CAE, contratada pela companhia norte-americana Lockheed Martin, anunciou que os helicópteros MH-60R Seahawk da Marinha dos EUA serão equipados com o sistema de detecção de anomalias de função estendida (MAD-XR).
"Ao longo dos últimos anos, temos realizado vários testes com a Marinha dos EUA para confirmar as capacidades do sistema MAD-XR no helicóptero MH-60R", disse Thomas Kane, diretor do programa de helicópteros navais da Lockheed Martin.
Ele notou ainda que "adicionando este [equipamento] ao conjunto de sensores do MH-60R melhorará ainda mais as capacidades do helicóptero de guerra antissubmarino mais avançado do mundo".
A decisão de adicionar este equipamento aos novos helicópteros é devido ao fato de que a Rússia e China continuam desenvolvendo e lançando novos e mais avançados submarinos e intensificando suas atividades subaquáticas nos oceanos Atlântico e Pacífico, bem como na região do Ártico, aponta The Drive.
Sistemas MAD usam um magnetômetro para detectar discrepâncias no campo magnético natural da Terra que indicam a presença de um objeto metálico como, por exemplo, um submarino.
De acordo com a ficha do produto da empresa canadense, "o alcance do sistema MAD varia, mas geralmente detecta anomalias em aproximadamente 1.200 m [de profundidade]".
Quando o sistema detecta algo, ele alerta a tripulação da aeronave ou helicóptero fornecendo informações adicionais sobre o contato e sua localização.
Segundo o portal, nos últimos anos a Marinha dos EUA tem alertado várias vezes sobre as ameaças e desafios colocados pelo aumento da atividade submarina entre potenciais adversários, especialmente a Rússia e China.