A proposta é composta por um lote que inclui até 40 aeronaves F-35A, apoio na manutenção adaptado aos requisitos personalizados suíços e um programa de treinamento completo.
A oferta ocorre um dia após a empresa Airbus e a Alemanha terem apresentado a sua proposta de caças Eurofighter ao governo da Suíça, aponta o portal Airforce Technology.
"Estamos confiantes de que a nossa oferta de F-35 é uma solução melhor e mais acessível para a licitação suíça do novo avião de combate (NFA)", disse Greg Ulmer, vice-presidente executivo da Lockheed Martin e diretor do programa F-35.
"Estamos oferecendo um caça único de 5ª geração ao custo de aeronaves de 4ª geração, propondo à Suíça uma aeronave que protegerá a soberania suíça por décadas", acrescentou.
Em 2018 a Suíça lançou a licitação multibilionária do novo avião de combate (NFA) para substituir sua frota envelhecida de caças F-5.
Recentemente, a Alemanha abriu mão de comprar caças F-35 da Lockheed Martin, aprovando em seu lugar a aquisição de 38 caças Eurofighter Typhoon da Airbus.