Na madrugada de domingo (22), oito pessoas foram mortas no município de Betania, no departamento de Antioquia, na Colômbia.
O massacre ocorreu na fazenda de café La Gabriela, quando homens armados abriram fogo contra 14 pessoas, que foram surpreendidas enquanto dormiam.
Após o atentado, três pessoas feridas foram levadas a um hospital de Medelín. No entanto, uma delas faleceu no caminho. As sete vítimas restantes faleceram no local.
O prefeito de Betania, Carlos Mario Villada, afirmou ao El Tiempo que quatros das pessoas mortas que estavam na fazenda eram colhedores de café.
Ofrecemos recompensa de hasta 200 millones de pesos por información que conduzca a la captura de alias 'Rubén', cabecilla de la subestructura suroeste del #ClandelGolfo y hasta 30 millones de pesos por el resto de los criminales que integran este grupo: @CarlosHolmesTru #Betania pic.twitter.com/0zdmLNBNeY
— Mindefensa (@mindefensa) November 22, 2020
Está sendo oferecida uma recompensa de até 50 milhões de pesos [R$ 73,7 mil] por informações que permitam a captura dos delinquentes que cometeram este atroz e condenável crime na zona rural de Betania, Antioquia: Carlos Holmes Trujillo.
O governo anunciou que nos próximos dias chegará um reforço de membros do Exército e da Polícia "para reduzir os índices de criminalidade na região".
As autoridades atribuem o atentado à disputa pelo controle territorial entre a organização criminal de origem paramilitar Clan del Golfo e outros grupos armados vinculados ao narcotráfico.
O país viveu um final de semana violento, no qual ao menos 13 pessoas foram mortas em dois ataques coletivos entre os departamentos de Cauca e Antioquia.
Segundo o Instituto de Estudos para o Desenvolvimento da Paz (Indepaz, na sigla em espanhol), até agora, só neste ano, aconteceram 77 massacres no país.