A aeronave F-5FM, na versão biposto, foi modernizada pela Embraer e liberada para operar no Esquadrão Pampa, em Canoas, Rio Grande do Sul, após completar o processo de recebimento em Gavião Peixoto, São Paulo.
Durante o processo de recebimento, foram realizadas inspeções visuais e ensaios de solo, com o objetivo de verificar o correto funcionamento dos sistemas embarcados no ensaio de pista.
Com a finalização dos testes previstos, foi possível concluir o processo de recebimento da aeronave e sua entrega ao Esquadrão Pampa, segundo a Força Aérea Brasileira (FAB).
"Com a entrega da última aeronave modernizada, toda a frota de F-5 do Brasil passou a contar com aviônicos e armamentos de última geração. Esta tecnologia avançada, associada a uma plataforma aérea confiável e de alta performance, possibilitará uma maior eficiência na missão de defesa do espaço aéreo brasileiro, garantindo a soberania nos céus do Brasil", destacou o tenente-coronel Reis.
Com relação ao trabalho do PAMA junto à Embraer, o chefe da Divisão Técnica do PAMA SP, tenente-coronel aviador José Rodrigo Zanin, declarou que "a parceria foi muito importante para estreitar o relacionamento entre Embraer e FAB, assim como no fortalecimento das relações entre a empresa e os militares do PAMA SP".
O F-5 é uma aeronave supersônica ágil, de alta manobrabilidade e confiável, contando com um design aerodinâmico avançado e ótima relação empuxo/peso fornecida pelos dois motores J85 fabricados pela General Electric.