Segundo informações, o homem, de baixa estatura e perto de 30 anos de idade, se encontra sob investigação pelas autoridades militares de Seul relativamente à forma de fuga e motivos que o levaram à deserção. As autoridades da Coreia no Sul pediram para ele saltar duas vezes para confirmar as suas afirmações, aponta o The Korea Herald.
O desertor afirmou que era um antigo ginasta. Tendo isso em conta, as autoridades suspeitam que seu baixo peso e experiência de ginástica poderiam ter o ajudado a escapar.
Anteriormente as Forças Armadas sul-coreanas informaram que a cerca parecia estar amassada, mas não evidenciava ter sido modificada ou cortada. Além disso, os militares ainda estão investigando por que os sensores da cerca não acionaram o alarme.
Em 4 de novembro, o cidadão norte-coreano foi capturado e levado sob custódia por militares da Coreia do Sul, horas depois de ter cruzado a fronteira intercoreana a pé, ao longo dos postos de controle avançados sul-coreanos, na zona da costa leste.
Além do mais, os militares foram acusados de não terem impedido uma potencial infiltração norte-coreana e uma segunda violação de segurança perto da área.