Durante os testes, o veículo de combate, com capacidade de ser aerotransportado, confirmou suas características táticas e técnicas.
"O equipamento anfíbio aerotransportado Lotos demonstrou suas capacidades durante os testes de aceitação. O equipamento cumpre plenamente os requisitos de peso e envergadura, possuindo ao mesmo tempo uma velocidade, alcance e cadência de tiro impressionantes. Esperamos que a próxima etapa, os testes de operação preliminar, comece neste ano", afirmou o diretor industrial da Rostec (corporação estatal russa para o desenvolvimento, produção e exportação de produtos de alta tecnologia), Bekkhan Ozdoev.
O 2S42 Lotos percorreu 400 quilômetros e executou 14 disparos durante o programa de testes, que incluía 57 pontos para avaliação de suas capacidades de desempenho, mecânicas e de armamento.
O morteiro utiliza munições desenvolvidas especialmente para este sistema de artilharia, sendo também compatível com qualquer tipo de projéteis para morteiros de 120 mm. Seu alcance de tiro pode atingir 13 quilômetros.
Ele é operado por uma tripulação de quatro homens que inclui o comandante, o piloto/mecânico, o artilheiro e o carregador.
Além disso, ele possui uma massa inferior a 18 toneladas, podendo alcançar uma velocidade máxima de 70 quilômetros por hora, contando com um motor de 450 cavalos de potência. Sua autonomia é de aproximadamente 500 quilômetros.