O imbróglio diplomático teve início quando Montenegro declarou o embaixador sérvio Vladimir Bozovic como persona non grata e em seguida expulsou o diplomata do país. Segundo as autoridades locais, conforme publicou o site da Al Jazeera, a decisão foi tomada porque haveria um histórico de intervenção em assuntos internos por parte do embaixador.
Algumas horas depois, a Sérvia decidiu tomar uma decisão recíproca e também declarou o embaixador de Montenegro, Tarzan Milosevic, como persona non grata e o expulsou do país.
As relações entre os dois países é marcada por tensões desde o referendo de independência de Montenegro, em 2006, que separou a região da Sérvia. O ambiente político de Montenegro é também marcado por disputas entre os que querem se aproximar do Ocidente e aqueles que buscam mais proximidade com países como a Sérvia e a Rússia.
Montenegro é um país membro da OTAN desde 2017, mas o partido do grupo político que lidera o país será substituído em breve, pois foi derrotado nas eleições de agosto deste ano por uma coalizão pró-Sérvia. A transição de governo deve ter início nos próximos dias.