O primeiro turno do pleito aconteceu no dia 15 de novembro. Nas cidades com mais de 200 mil habitantes, quando nenhum dos candidatos obtém mais de 50% dos votos válidos, é necessário que a disputa siga para o segundo turno.
Ao todo, 95 municípios brasileiros têm população maior do que 200 mil habitantes. Haverá segundo turno em 60% dessas cidades, entre elas a maior metrópole brasileira, São Paulo. O pleito também ocorre em Porto Alegre, Rio de Janeiro, Vitória, Recife, Goiânia, Belém, Fortaleza, entre outras.
Em 2016, eram 92 os municípios com mais de 200 mil habitantes no país, e, em 2012, apenas 83 se encaixavam nessa condição.
'Não deixem de votar'
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) organizou um plano de segurança sanitária para reduzir o risco de aglomerações e distribuir melhor o fluxo de eleitores nas seções eleitorais. O uso de máscara é obrigatório. O horário de votação é das 7h às 17h. O horário entre 7h e 10h é preferencial para maiores de 60 anos.
Em pronunciamento à nação na véspera das eleições, o ministro do Supremo Tribunal Eleitoral, Luís Roberto Barroso, pediu que os brasileiros "não deixem de votar". Quem não participou do processo no primeiro turno pode ir às zonas eleitorais normalmente.
Confira o pronunciamento que o presidente do @TSEjusbr, ministro @LRobertoBarroso, concedeu em rede nacional neste sábado (28/11) para convocar 38 milhões de brasileiros de 57 cidades a votar no 2º turno das #Eleicoes2020 pic.twitter.com/k1CYGqZqZ5
— TSE (@TSEjusbr) November 28, 2020