Com as limitações impostas ao turismo devido à segunda onda do novo coronavírus, Portugal tenta se reinventar na atividade que já representou 14,6% do Produto Interno Bruto português em 2018. Os dados mais recentes do Instituto Nacional de Estatísticas mostram que, entre janeiro e setembro, houve queda de 59,3% no número de hóspedes em todo o país. Quando analisados apenas os turistas residentes no estrangeiro, a redução é ainda maior: 73,8%. Ainda assim, a secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, acredita na recuperação do setor.
"Vencendo todos os constrangimentos, preservamos a reputação e a notoriedade dos nossos destinos. Mostramos ao mundo que somos um país seguro, pronto para a todos receber, quando assim for possível", disse Rita Marques, por ocasião da premiação.
Eleita como Melhor Destino City Break do Mundo na 27ª edição do World Travel Awards (WTA), Lisboa teve queda de 69,1% na taxa de dormidas em estabelecimentos de hospedagem da sua área metropolitana nos primeiros nove meses do ano, atingindo -79,5% em setembro se considerados apenas os não residentes. A menos de meia hora da capital, Sintra, cuja paisagem cultural é classificada como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, congrega um conjunto de parques, palácios e castelos que estão se adaptando diante da necessidade de distanciamento social em decorrência da pandemia de COVID-19.
A Parques de Sintra, que foi eleita a Melhor Empresa do Mundo em Conservação pelo oitavo ano consecutivo, informou à Sputnik Brasil que lançou uma série de experiências adaptadas à nova realidade, como as visitas aos bastidores, conduzidas por técnicos da empresa, especialistas em engenharia, arquitetura, museologia, arqueologia, conservação e restauro. As sessões devem ser agendadas para grupos em datas e horários específicos, mediante marcação prévia, com número máximo de inscrições de acordo com os limites estipulados pela Direção-Geral da Saúde.
Com o mote "tenha um palácio só para si", a empresa também criou as visitas exclusivas, realizadas fora do horário de abertura de quatro palácios: Nacional de Sintra, Nacional de Queluz, de Monserrate e da Pena. A proposta é destinada especialmente às famílias, que procuram atividades para realizar nas melhores condições de segurança. A campanha, disponível por tempo limitado, inclui uma visita acompanhada, que explica o percurso e apoia à interpretação. Os grupos também podem adicionar ao pacote opções de café da manhã/brunch, um drinque de boas vindas ou coquetel.
Explorando os eventos ao ar livre, onde o distanciamento social é mais seguro, a empresa criou também os "Dias do Piquenique" nos parques da Pena e de Monserrate e nos jardins do Palácio de Queluz. Por 38€, contrata-se o cesto para duas pessoas e, por 52€, o cesto família, para dois adultos e duas crianças. Com disponibilidade limitada e espaços reservados em exclusividade, é preciso agendar até o meio-dia da quarta-feira anterior à data do piquenique. A proposta procura reviver a experiência de refeições ao ar livre, como as vividas pela corte portuguesa setecentista no Palácio de Queluz, por exemplo.
Público brasileiro está no top 5 de nacionalidades que frequentam parques de Sintra
Segundo a empresa, o público brasileiro integra o top 5 das nacionalidades que mais visitam os parques e monumentos de Sintra, juntamente com os visitantes oriundos do Reino Unido, França, Portugal e Espanha. "Um dos palácios preferidos dos visitantes brasileiros é o Palácio Nacional de Queluz, onde nasceu e morreu o primeiro imperador do Brasil, D. Pedro I", lê-se na nota enviada à Sputnik Brasil.
Registrando um crescimento constante de visitas ao longo dos últimos anos, os monumentos e parques de Sintra ultrapassaram os 3,7 milhões de visitas em 2019, com 90% delas feitas por estrangeiros. Em 2020, contudo, o impacto da pandemia de COVID-19 originou uma queda acentuada no volume de visitantes e provocou uma igual quebra nas receitas da empresa, cujos investimentos são realizados apenas com base em capitais próprios, sem recorrer ao Orçamento de Estado. Sofia Cruz, Presidente do Conselho de Administração da Parques de Sintra, destaca que a empresa conseguiu permanecer uma referência internacional na sua área, fruto do trabalho de reinvenção que tem levado a cabo.
"É muito prestigiante sermos considerados os melhores do mundo no que fazemos, pelo oitavo ano consecutivo, sobretudo no contexto particularmente difícil em que estamos a viver, que tem exigido um grande esforço por parte de todas as equipes face às contingências a que a situação de pandemia obrigou. Perante os desafios que os novos tempos colocam, a Parques de Sintra reinventou-se, adaptando a sua oferta e a sua estratégia de comunicação. Tirando partido do vasto patrimônio natural que gere, implementou novas atividades e disponibilizou experiências únicas, especialmente pensadas para que o público nacional possa usufruir do património em segurança", relata Sofia Cruz no comunicado.
Além da recente reabertura das salas do torreão do Palácio Nacional da Pena, no dia 15 de novembro, com uma nova exposição, entre os projetos de recuperação e restauro realizados pela empresa, ela ressalta que o Convento dos Capuchos foi reaberto em agosto, em plena pandemia, após a conclusão de intervenções de conservação e restauro complexas e de grande dimensão, que trouxeram novos conhecimentos sobre o monumento e permitiram potencializar a experiência da visita.
"Sem dúvida, um dos projetos mais sensíveis dos 20 anos de história da Parques de Sintra. Uma história que conta com várias demonstrações do reconhecimento internacional da excelência do trabalho que os colaboradores da empresa realizam diariamente, como é o caso deste prêmio, que nos incentiva a prosseguirmos a nossa missão, procurando um aperfeiçoamento contínuo da nossa forma de trabalhar e confiando no empenho de todos para conseguirmos ultrapassar esta fase", ela pontua.
Madeira oferece PCR gratuito no aeroporto a passageiros sem teste de COVID-19
Já a Madeira foi eleita pelo sexto ano seguido como Melhor Destino Insular do Mundo pelo WTA. Nuno Vale, Diretor Executivo da Associação de Promoção da Madeira, conta, em entrevista à Sputnik Brasil, que o foco tem sido no posicionamento de destino mais seguro da Europa, para que locais e turistas possam continuar a vivenciar uma experiência turística em segurança. Segundo ele, a arquipélago da Madeira tomou a difícil decisão de se fechar ao turismo no início da epidemia de forma a garantir que não houvesse entrada significativa de pessoas infectadas, tendo reaberto aos turistas em julho com todas as condições de segurança.
A partir deste momento, passou a ser exigido de todas as pessoas desembarcadas que apresentassem um teste PCR negativo (teste COVID-19) ou que alternativamente fizessem um teste à chegada no aeroporto gratuitamente. Foi montada uma operação nos aeroportos da Madeira de testagem dos passageiros. Assim, quem chega sem apresentar o teste pode ser testado no aeroporto e, ao fim do período máximo de 12 horas, terá o seu resultado. De acordo com Nuno Vale, passageiros com testes positivos são encaminhados para uma unidade hoteleira, ficando em confinamento com o governo regional assegurando todo o tratamento.
O Diretor Executivo da Associação de Promoção da Madeira explica que os passageiros que apresentam testes negativos podem entrar na região sem restrições, tendo apenas que respeitar as normas já generalizadas de uso de máscara quando o distanciamento social não possa ser assegurado, além de procedimentos de higienização das mãos.
Ele acrescenta que foi lançado um processo de certificação internacional na gestão de riscos biológicos por parte da Associação de Promoção da Madeira para todos os operadores turísticos, de forma que não só todas as regras de higienização sanitárias estivessem asseguradas, como devidamente certificadas por entidade independente com reputação internacional.
"Foram igualmente lançados vários programas de comunicação, garantindo que um turista nas ilhas goza de toda a experiência turística que um turista deseja obter. Todo este trabalho tem posicionado a Madeira como um dos destinos mais seguros da Europa. À data de ontem [sábado] contava apenas com 196 casos átivos em toda a região [o valor mais baixo de Portugal e provavelmente de toda a Europa]", diz Nuno Vale à Sputnik Brasil.
Em 2019, a região recebeu 11.400 hóspedes brasileiros, o que é ainda um número considerado pequeno face ao potencial do mercado brasileiro. Segundo ele, a promoção da Madeira no Brasil tem ainda pouco tempo, e é necessário continuar a dar visibilidade ao arquipélago, pois poucos brasileiros conhecem o Melhor Destino Insular do Mundo.
"É um grande orgulho, em tempos de pandemia, receber o galardão de melhor destino insular da Europa e agora do Mundo. Este é o resultado de todo um trabalho da região na preservação de um destino seguro, mantendo o espírito alegre e hospitaleiro que tanto caracteriza a região. As valências de natureza verde e de mar, as paisagens de tirar a respiração e a diversidade das atividades que se podem fazer num único dia, tornam este território algo realmente muito especial. E tudo isto é complementado com uma oferta hoteleira exclusiva, um serviço gastronômico requintado e uma cultura e patrimônio distintivo", ele garante.
Eleito o Melhor Destino de Praia do Mundo, o Algarve foi a região portuguesa que teve o melhor desempenho no número de dormidas em estabelecimentos de hospedagem, com crescimento de 10,1% entre residentes em setembro, último mês do verão europeu, apesar da queda de 63,6% entre turistas estrangeiros. Ficam no litoral sul de Portugal os hotéis Conrad Algarve, escolhido Melhor Resort de Luxo e Lazer do Mundo, e o Dunas Douradas Beach Club, vencedor na categoria Melhor Golf & Villa Resort do Mundo.
Veja os demais prêmios concedidos pelo WTA a Portugal:
- Dark Sky Alqueva, Melhor Projeto de Desenvolvimento (Portugal e Espanha)
- L'AND Vineyards, Melhor Hotel com Tema de Vinho
- Passadiços do Paiva (Arouca UNESCO Global Geopark), Melhor Atração de Turismo de Aventura
- Olissippo Lapa Palace Hotel, Melhor Hotel Clássico
- TAP, prêmios de Melhor Companhia Aérea para África e América do Sul, além de Melhor Revista de Bordo
- Vila Joya Hotel Restaurant, Melhor Restaurante de Luxo