Os dedos do homem de Neandertal eram mais curtos e mais grossos do que os nossos, o polegar era posicionado em um ângulo muito mais amplo partindo da palma da mão.
"Se você apertasse a mão de um Neandertal, notaria esta diferença", comentou Ameline Bardo, pesquisadora de pós-doutorado da Escola de Antropologia e Conservação da Universidade de Kent, no Reino Unido, ao canal CNN.
"Haveria uma confusão onde colocar o polegar em uma luta de polegares, acho que venceríamos em termos de velocidade e movimento".
Os pesquisadores utilizaram um esquema 3D para analisar a articulação responsável pelo movimento do polegar, conhecida como articulação carpometacarpal. Eles compararam os resultados obtidos provenientes dos restos mortais de cinco primeiros humanos modernos e de 50 adultos modernos recentes. O estudo foi publicado no jornal científico Scientific Reports.
Neanderthal thumbs were better adapted to holding tools in the same way that we hold a hammer, according to a paper published in Scientific Reports. @EAAPaM https://t.co/MaAJOKcRpv pic.twitter.com/45B4jmWqPl
— European Association of Archaeologists (@archaeologyEAA) November 27, 2020
Polegares de neandertais eram mais bem adaptados para segurar ferramentas da mesma forma como nós seguramos um martelo, de acordo com artigo publicado na Scientific Reports.
As mãos carnudas dos neandertais sugerem falta de destreza, no entanto, eram capazes de fazer um aperto com precisão, da mesma forma como seguramos um lápis, por exemplo.
"A articulação na base do polegar dos fósseis de neandertais é mais plana, com uma superfície de contato menor entre os ossos, o que é mais conveniente para um polegar estendido, posicionado ao lado da mão. Esta postura do polegar sugere o uso regular de punhos de 'aperto' de força", explicou Bardo.
Os neandertais criaram ferramentas especializadas, pintaram cavernas, fizeram colares de conchas e fios, mas para eles era mais difícil fazer apertos de precisão do que para nós.
O poderoso aperto de mão teria ajudado os neandertais a segurar lanças durante a caça e a usar raspadores de pedra ou facas para trabalhar com madeira e couro de animais.
Mas pode ter sido mais complicado, no entanto, realizar o aperto de precisão, como por exemplo para usar lascas de pedra entre as pontas do dedo polegar e cortar carne, disse Bardo.
Entre os humanos modernos existe uma grande variação de destreza, a qual poderia também existir entre os neandertais.
"A anatomia da mão e o registro arqueológico demostram que os neandertais eram muito inteligentes, usuários sofisticados de ferramentas, e usaram muitas dessas ferramentas da mesma forma como os humanos modernos", disse Bardo.