"Elaboramos opções para uma modernização mais profunda da arma com o desenvolvimento de uma nova geração de munições, incluindo as guiadas. Enviamos estas propostas ao cliente", informou o diretor industrial da Rostec (corporação estatal russa para o desenvolvimento, produção e exportação de produtos de alta tecnologia), Bekkhan Ozdoev.
A empresa Uraltransmash entregou ao Ministério da Defesa russo o primeiro canhão autopropulsado modernizado 2S7M Malka em abril de 2020.
Além da substituição dos componentes importados por nacionais, foram incorporadas novas caixas de câmbio, equipamentos de energia, de vigilância e comunicações.
A modernização melhorou os principais características da arma, incluindo a manobrabilidade e controle. O canhão superou com sucesso todos os testes.
O 2S7M Malka é uma versão modernizada do canhão autopropulsado 2S7 Pion, criado na década de 1980 e ainda considerado um dos canhões mais poderosos do mundo.
O armamento foi projetado para destruir alvos em profundidade das linhas de defesa inimigas, bem longe da linha do front. O canhão pode disparar munições reativas e projéteis incendiários e de fragmentação.