A previsão é que a primeira aeronave seja introduzida no Brasil a partir do próximo ano, com a entrega dos helicópteros restantes para a operadora prevista para ser concluída em meados de 2021.
Em entrevista à Sputnik Brasil, o jornalista Claudio Lucchesi, editor da revista especializada Asas, elogiou a aquisição da PRF e disse que a aeronave possui resultados impressionantes.
"Essa família 119 é muito bem sucedida comercialmente, é um helicóptero de resultados operacionais muito bons e que, consequentemente, a Leonardo vem aperfeiçoando ele cada vez mais", afirmou.
Lucchesi inclusive destacou o fato de que a Marinha dos EUA usa essa aeronave para treinamento.
"Um bom exemplo disso é que recentemente em janeiro desse ano ela foi selecionada pela Marinha dos EUA como aeronave de treinamento básico militar de asa rotativa designada", contou.
Os helicópteros são destinados à Divisão de Operações Aéreas (DOA) nas cinco regiões do Brasil, realizando missões de transporte, resgate, serviço de emergência, combate a incêndios, vigilância e aplicação da lei.
"Com certeza, até pelos detalhes dos equipamentos customizados, exigidos por essa aquisição aqui do Brasil, essa versão da PRF pode sim tranquilamente ser usada para esse tipo de operações de perseguição de veículos suspeitos, identificação de veículos suspeitos e de todo tipo de atividade ilícita", disse Lucchesi.
As novas aeronaves terão uma configuração avançada customizada, incluindo cabine de vidro Garmin G1000NXi, sistema eletro-óptico infravermelho, guincho de resgate, gancho de carga, balde para combater incêndios, kit de rapel em ambos os lados para operações de forças especiais e avançado sistema de comunicação.
"É uma aeronave bastante interessante, moderna, de um muito bom resultado em termos de custos, eficiência e operacionalidade", completou.
Atualmente, 190 helicópteros da Leonardo de vários tipos operam no Brasil.