O nanossatélite ERA-1, projetado para fins militares, e três satélites de comunicação Gonets-M foram enviados no foguete Soyuz-2.1b para a órbita da Terra, afirmou o Ministério da Defesa russo nesta quinta-feira (3).
"O lançador de classe média Soyuz-2.1b, que decolou às 04h14 da manhã, horário de Moscou [22h14 de 2 de dezembro no horário de Brasília] da base espacial de Plesetsk [região de Arkhangelsk, Rússia], colocou em órbitas baixas, no horário programado, Gonets-M, grupo de satélites de comunicações comerciais e a plataforma operacional de nanossatélite ERA-1, desenvolvida para o Ministério da Defesa", refere o comunicado.
ERA-1, também conhecido como Cosmos-2548, mantém uma conexão de telemetria estável com a Terra e, de acordo com as autoridades, seus sistemas de bordo operam como pretendido.
Esta é a segunda missão de foguete Soyuz para reabastecer a constelação de comunicações orbitais baixas da Rússia em menos de dois meses e o sexto lançamento de um foguete Soyuz até agora neste ano. No final de dezembro, um Soyuz colocará em órbita o satélite militar francês CSO-2, a partir da base de Kourou, na Guiana Francesa.