Na semana passada, a Lockheed Martin Índia afirmou em seu Twitter que o helicóptero MH-60R Romeo para a Marinha indiana seria revelado como parte das celebrações do Dia da Marinha, que ocorre nesta sexta-feira.
A Sikorsky, subsidiária da Lockheed Martin, assinou em maio um contrato de fabricação dos helicópteros MH-60R para a Marinha indiana, de acordo com o portal Breaking Defense.
This #NavyDay, we are proud to share the first look of the #IndianNavy’s #MH60R in all its glory. #RomeoForIndia 🇮🇳#NavyDay2020 pic.twitter.com/vZoOgFq4DH
— Lockheed Martin India (@LMIndiaNews) December 4, 2020
Neste Dia da Marinha, nós estamos orgulhosos em compartilhar a primeira vista do MH-60R da Marinha indiana em toda sua glória.
Os EUA definiram a aquisição indiana como prioritária, autorizando a Sikorsky a modificar três helicópteros MH-60R para os padrões indianos, uma forma de acelerar o processo de entrega devido ao crescimento das atividades chinesas no oceano Índico.
O MH-60R Seahawk é primariamente um helicóptero de guerra antissubmarino e antissuperfície, podendo ser usado para transporte de tropas e missões de carga.
O valor original do contrato é de aproximadamente US$ 2,6 bilhões (R$ 13,3 bilhões) para 24 helicópteros MH-60R, bem como torpedos antissubmarino, mísseis antinavio Hellfire e sistema de foguetes guiados para atacar pequenas embarcações.
Além disso, o helicóptero conta com sonar, radar e sistemas ópticos para elevar a capacidade de detecção da Marinha indiana.