Jovem palestino morre em confrontos com militares israelenses na Cisjordânia

© REUTERS / Mussa QawasmaPalestinos tentam remover parte da cerca israelense durante um protesto na Cisjordânia, em 30 de março
Palestinos tentam remover parte da cerca israelense durante um protesto na Cisjordânia, em 30 de março - Sputnik Brasil
Nos siga no
Um adolescente palestino foi morto nesta sexta-feira (4) em confrontos com o Exército israelense durante protestos contrários à criação de assentamentos na Cisjordânia ocupada, informou o Ministério da Saúde da Palestina.

Ali Ayman Nasr Abou Aliya, de 13 anos, "sucumbiu aos ferimentos após ser atingido por disparos no abdômen" durante os confrontos ao norte de Ramallah, disse o ministério em um comunicado.

O jovem foi baleado durante uma manifestação no vilarejo de Mughayir e foi levado em estado crítico para um hospital em Ramallah, onde não resistiu aos ferimentos e morreu.

Ministério da Saúde da Palestina: O jovem baleado pelas forças de ocupação morreu esta tarde na vila de Mughayir, a nordeste de Ramallah.

De acordo com o prefeito de Mughayir, Amine Abou Aliya, citado pela agência oficial de notícias palestina Wafa, o Exército de Israel "dispersou violentamente" os palestinos que se manifestavam contra a criação de um assentamento israelense na área. Segundo a Wafa, outros quatro palestinos foram feridos por tiros de soldados israelenses.

Segundo a agência de notícias AFP, o Exército israelense negou o uso de disparos com munição real durante a dispersão do protesto, mas manifestou que tinha conhecimento "de relatos sobre vários manifestantes feridos e uma vítima palestina".

Uma porta-voz do Exército de Israel disse à AFP que dezenas de manifestantes atiraram pedras contra as forças de segurança.

"Os manifestantes tentaram lançar pedregulhos e pneus queimados do alto de uma colina acima da estrada Allon, colocando em risco a vida dos civis que trafegavam na rota", disse a porta-voz, que acrescentou que "as forças de segurança [de Israel] impediram os manifestantes de bloquear a estrada e responderam com meios de dispersão de motins".

A Cisjordânia é um território palestino ocupado desde 1967 pelo exército israelense. Mais de 450 mil israelenses vivem em assentamentos na Cisjordânia, que é habitada por aproximadamente 2,8 milhões de palestinos.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала