O radiotelescópio do Observatório de Arecibo, em Porto Rico, colapsou na terça-feira (1º) após sofrer importantes falhas em sua estrutura. Na quinta-feira (3), a NSF divulgou um vídeo que registra o momento do colapso.
Realizado a partir de dois pontos, o vídeo mostra o momento em que o cabo transportador principal partiu, o que fez com que uma plataforma de 900 toneladas caísse sobre a antena e a destruísse.
A primeira parte da gravação foi feita a partir da sala de controle, onde os cientistas normalmente trabalham. Já a segunda parte do vídeo traz imagens feitas por um drone que inspecionava uma das torres. No momento em que o cabo partiu o operador do drone conseguiu se virar para capturar o panorama da estrutura caindo.
O colapso da estrutura começou com a ruptura de dois cabos principais que sustentavam o sistema, entre agosto e novembro. As imagens mostram a ruptura do terceiro cabo.
O icônico radiotelescópio de Arecibo, construído em 1963, foi utilizado para realizar estudos de radioastronomia, ciência atmosférica e astronomia. Foi o maior de seu tipo até a inauguração do russo Ratan-600, em 1975, com um diâmetro de 576 metros.