O túnel, cuja construção começou em 2017, consta de três estradas submarinas com um comprimento total de 11,24 quilômetros, que se unem em uma estrutura 180 metros abaixo das águas do oceano Atlântico, segundo o portal Local.fo.
A decoração da infraestrutura foi realizada pelo renomado artista local Tróndur Patursson, que elegeu para seu projeto uma combinação de esculturas e efeitos de luz azul.
Verdens første rundkørsel i en undervandstunnel er en realitet på Færøerne. Med rundkørslen bliver der adgang til tunnellen fra både nord- og sydsiden af bugten Skálafjørður. Den færøske kunstner Tróndur Patursson har udsmykket rundkørslen. Foto: Portal #dkmedker #færøerne pic.twitter.com/3NZ1Qwx1Yy
— Marita á Rógvi (@_marogvi) December 2, 2020
O túnel Eysturoy é o terceiro e o maior túnel submarino construído nas ilhas Faroé. Estas estradas abaixo do mar facilitam a vida dos habitantes da região, composta por 18 ilhas, sendo que 17 delas estão habitadas.
Graças ao novo túnel, o trajeto entre a ilha Eysturoy e a capital será reduzido de 55 para 17 quilômetros.
A inauguração do túnel, que estava planejada para os primeiros meses de 2021, foi adiantada e atualmente está prevista para 19 de dezembro.