Arqueólogos no sul da Índia encontraram uma inscrição em pedra do ano 1260 d.C., referente ao reinado de Rajendra Cholan III, então líder da dinastia Chola, relata o jornal The New Indian Express.
A inscrição, encontrada no atual vilarejo de Mookanur teria sido feita pelo rei Vanenja Perumalana Vanakovarayan, e faz referência a um canal e lagos conectados.
"Durante seu governo, foi construído um canal na parte sul do lago Arni, e o canal foi ligado a um lago em Moorkanur [nome usado na época]. Outro canal, escavado no sul do lago em Moorkanur, estava ligado a um lago em Kaduvanur", diz o professor T. Ramesh, do departamento de História da Faculdade de Artes do Governo de Villupuram, Índia, explicando a inscrição.
A equipe de pesquisa era composta pelo professor Ramesh, pelo seu aluno Kumaraguru, por Jothiprakash do vilarejo de Mundiyampakkam e por Mubarak, do município de Villupuram, todos do estado de Tamil Nadu.
A dinastia Chola governou o Sul da Índia moderna entre o séc. IV a.C. e 1279 d.C, tendo sido uma das dinastias mais longas da história da humanidade. Rajendra Cholan III, último rei da dinastia, governou entre 1246 d.C. e 1279 d.C.