Neste ano, os militares norte-americanos intensificaram esforços para desenvolver mísseis hipersônicos capazes de voar a velocidades entre cinco e 20 vezes a velocidade do som, em resposta às demonstrações desta tecnologia pela China e pela Rússia.
"Agora temos o melhor e mais moderno exército da história de nosso país. Temos novos caças, novos bombardeiros, mísseis e foguetes. Temos [mísseis] hipersônicos e hidrosônicos, sabem o que é hidrosônico? Água. Temos todos eles. Temos mísseis que são sete vezes mais rápidos do que qualquer míssil do mundo", afirmou Trump no domingo (6).
"Não existem tais mísseis. Existe uma escova de dentes da marca Hydrosonic. É uma escova de dente elétrica decente, não é um míssil", escreveu a jornalista e blogueira Xeni Jardin. O lapso levou um usuário a brincar com as palavras de Trump.
"We have hypersonic and Hydrosonic" -- Trump is again out here talking about toothbrush missiles pic.twitter.com/7Wzl1gZDKz
— Aaron Rupar (@atrupar) December 6, 2020
"Temos hipersônicos e hidrosônicos" -- Trump está aqui novamente falando sobre mísseis de escova de dentes.
No fim de outubro, durante o seu discurso no estado de Wisconsin, o presidente norte-americano disse que China e Rússia têm inveja do poder militar dos EUA.
"Nós temos as melhores Forças Armadas do mundo. A Rússia e a China têm inveja de nós. Ninguém acreditava que éramos capazes disso, mas tudo foi feito nos EUA", declarou.
No início de setembro, o Pentágono relatou ter realizado com sucesso testes de um protótipo de arma hipersônica, mesmo tendo o comando norte-americano admitido estar no mínimo cinco anos atrasado em relação à Rússia e China na esfera hipersônica.