Neste domingo (6), a capital do estado do Amapá, Macapá, vota para definir quem será o futuro prefeito da cidade e seus vereadores. As seções eleitorais abriram à população às 07h00.
Macapá é a última das cidades brasileiras a definir seus representantes devido ao apagão que atingiu o Amapá em novembro.
A falta de energia elétrica afetou a vida de seus habitantes por 22 dias. Devido ao aumento de casos de violência, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) adiou a votação do primeiro turno em 21 dias relativamente ao restante do país.
Teve início às 7h00 deste domingo a abertura da auditoria de funcionamento das urnas eletrônicas (votação paralela) na sede do TRE/AP pic.twitter.com/plgG7kleeU
— TRE-AP (@TREAmapa) December 6, 2020
Entre os candidatos que se apresentam hoje ao posto de prefeito está Josiel Alcolumbre (DEM), irmão do atual presidente do Senado, Davi Alcolumbre.
Nesta sexta-feira (4), a Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) divulgou seu plano de isenção do pagamento de contas de luz para 187,7 mil endereços afetados pelo apagão, que ocorreu em 13 municípios entre as datas de 3 e 24 novembro.
O longo período levado para recuperar o sistema elétrico do estado gerou grande prejuízo para os habitantes locais, que se queixavam do descaso do poder público.