Na segunda-feira (7), a Polícia Nacional do Peru descobriu um túnel de quase 200 metros que conectava uma casa à penitenciária Miguel Castro Castro, localizada no distrito de San Juan de Lurigancho, em Lima, de acordo com o jornal peruano Diario Correo.
Segundo o comandante geral César Cervantes, a estrutura foi escavada para facilitar a fuga de alguns presos ligados ao narcotráfico.
"Ficou estabelecido que [o túnel] servia para a possível fuga de presos ligados ao crime de tráfico ilícito de drogas, basicamente de nacionalidade estrangeira", informou Cervantes.
Além disso, o comandante estimou que as escavações foram realizadas por quatro a seis pessoas durante a madrugada. Por enquanto, sabe-se que um homem de nacionalidade colombiana alugou durante um ano e meio a casa conectada por um túnel com a prisão, aproximadamente o mesmo tempo que levaria a construção da passagem.
"Percorri todo o túnel, tem aproximadamente 180 metros de comprimento. Em 130 metros há uma brecha à esquerda, tivemos que utilizar uma escavadeira para confirmar a rota percorrida. Também encontramos alguns vestígios do que eles fizeram trabalhando", acrescentou.
Imágenes del túnel encontrado en el penal castro castro. Con excavadora y todo. Porque no les dicen que trabajen en la linea 2 del metro de lima, serían de gran ayuda para terminar más rápido jaja pic.twitter.com/95XbmTRsFj
— Joe (@Ojocoyuntural) December 8, 2020
Imagens do túnel encontrado na prisão de Castro Castro. Com escavadeira e tudo. Porque não lhes dizem para trabalhar na linha 2 do metrô de Lima, seriam de grande ajuda para terminar mais rápido haha
As primeiras investigações indicam que o túnel deveria chegar até o restaurante da prisão, lugar onde as fugas começariam. Enquanto as denúncias avançam, membros da Polícia estão vigiando o local.
Por fim, outro comandante geral, Jorge Cayas, explicou que a escavação tem de seis a oito metros de profundidade. Segundo ele, as autoridades estão realizando um trabalho guiado pela Unidade de Inteligência, que dispõem de "informação privilegiada", a qual será divulgada posteriormente.