Residentes do nordeste dos EUA e do sudeste do Canadá foram surpreendidos na segunda-feira (7) com uma grande bola de fogo cortando o céu. A explosão foi tão forte que algumas testemunhas se convenceram de que a bola de fogo atingiu o solo, afirma o tabloide Express.
O vídeo de uma câmera de carro mostra uma enorme explosão de luz clareando o céu noturno.
Saw a pretty nice #fireball in the Eastern sky at 7:30pm while driving in Gormley, ON. I reported it to @amsmeteors. #meteor #astronomy pic.twitter.com/MwEmOy9b0i
— Eric Mikula (@EMikula) December 8, 2020
Vi uma bola de fogo bem legal no céu do leste às 19h30 (21h30 no horário de Brasília) enquanto dirigia para Gormley, Canadá. Eu relatei para a Sociedade Americana de Meteoro.
Após o avistamento, mais de 150 pessoas relataram a experiência no site da Organização Internacional de Meteoros (IMO, na sigla em inglês). Muitos dos testemunhos narram quão impactante foi ver a bola de fogo.
"Um dos eventos mais brilhantes que já vimos. Muito amplo e de um laranja intenso", afirmou uma pessoa. "O flash foi surpreendente. A duração foi suficiente para minha esposa virar 180 graus e também observar a bola de fogo brilhante e a cauda laranja cintilante. Espetacular [...]. Uma experiência única na vida. Sentindo-me abençoado", comentou outra testemunha.
As bolas de fogo ocorrem quando um meteoro ou outro corpo celeste atinge a atmosfera da Terra. O ar penetra nos poros da rocha, separando-a e causando sua explosão.
"As bolas de fogo são meteoros que parecem mais brilhantes do que o normal. Devido à velocidade com que atingem a atmosfera da Terra, fragmentos maiores do que um milímetro têm a capacidade de produzir um flash brilhante à medida que avançam pelo céu. Esses meteoros brilhantes são o que chamamos de bolas de fogo e costumam causar medo e admiração por aqueles que os testemunham", afirma a IMO.
2020 está sendo um ano rico em avistamentos de enormes e espetaculares bolas de fogo no céu. Em novembro, câmera em navio registrou uma na Tasmânia, Austrália. Em outubro, habitantes de Monterrey, Nuevo León, Coahuila e Tamaulipas, no nordeste do México, puderam acompanhar a queda de uma bola de fogo.
Em junho, meteoro deixou rastro luminoso no céu sobre Tennessee, no nordeste dos EUA. E em abril, câmeras de segurança registraram a queda de bolas de fogo do céu nos EUA e no Peru.