O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou nesta quinta-feira (10) que os brasileiros estão enfrentando um "finalzinho de pandemia" e que o Brasil foi o país 'que melhor se saiu' no combate à COVID-19.
"Me permite falar um pouco do governo, que ainda estamos vivendo o finalzinho de pandemia. O nosso governo, levando-se em conta outros países do mundo, foi aquele que melhor se saiu, ou um dos que melhores se saíram na pandemia", disse Bolsonaro, segundo o G1.
A declaração foi feita em Porto Alegre, durante inauguração do eixo principal da nova Ponte do rio Guaíba. Em visita ao Rio Grande do Sul, o presidente participará ainda da liberação de 27 quilômetros de duplicação da BR-116 no município de Barra do Ribeiro.
"Devemos levar tranquilidade à população e não o caos. O que aconteceu no início da pandemia não leva a nada. Lamentamos as mortes profundamente e, assim sendo, vamos vencendo obstáculos", afirmou o presidente, em Porto Alegre.
Presidente @jairbolsonaro e ministro @tarcisiogdf liberam logo mais a travessia da Ponte do Guaíba, demanda antiga do estado e que vai, finalmente, garantir a fluidez na ligação de Porto Alegre com o Porto do Rio Grande. Também são liberados + 27,1 km de duplicação da BR-116/RS. pic.twitter.com/KOg6HO2HB8
— Marcelo Sampaio MINFRA (@Marceloscf2) December 10, 2020
Os números da pandemia no Brasil seguem em alta. Segundo os dados do consórcio de veículos de imprensa divulgados nesta quarta-feira (9), 21 estados apresentam tendência de alta na média de mortes. É a primeira vez que o consórcio registra alta em tantos estados ao mesmo tempo.
A média móvel de mortes diárias chegou a 652, um aumento de 34% em relação às duas últimas semanas. A média móvel de novos casos também está em alta: foram 41.926 novos registros de COVID-19, um aumento de 33% em relação aos últimos 14 dias.