Um grupo de cientistas acredita ter descoberto uma nova espécie de baleia nas águas da costa ocidental do México, informa a agência Reuters. Os pesquisadores afirmam, se baseando em fotografias, vídeos e gravações de som, que se trata de uma espécie até agora desconhecida.
Se for confirmada, a nova espécie será uma descoberta significativa no conhecimento sobre os mamíferos marinhos gigantes.
"Vimos algo novo. Algo que não se esperava nesta área, algo que não coincide, nem visualmente nem acusticamente, com tudo o que se sabe que existe", disse o professor Jay Barlow, do Instituto Scripps de Oceanografia em San Diego (EUA).
Uma equipe que trabalha com a Sociedade de Conservação Sea Shepherd avistou pela primeira vez as criaturas há três semanas, 160 quilômetros ao norte das ilhas San Benito, no estado mexicano da Baja Califórnia.
Se espera que as amostras genéticas ambientais coletadas no momento do avistamento confirmem que as baleias são uma espécie antes desconhecida.
"Simplesmente me dá calafrios quando penso que poderemos ter conseguido o que a maioria das pessoas diria que é realmente impossível: encontrar um grande mamífero que existe na Terra e que é totalmente desconhecido pela ciência", apontou Barlow.
Sinais acústicos
Atualmente, existem 23 espécies conhecidas da família Ziphiidae, porém, são vistas raramente porque vivem em águas profundas. Podem nadar por até dois quilômetros por baixo da superfície do oceano.
Estes animais emitem sinais acústicos de ecolocalização distintos sob a água, que são únicos para cada espécie.
Quando, em 2018, os cientistas escutaram um sinal diferente de qualquer outro registrado anteriormente, decidiram que era uma baleia de Perrin, outra espécie da família. Os sinais misteriosos foram escutados primeiramente na costa da Califórnia e, logo depois, no norte das ilhas San Benito.