"A entrada em serviço do [primeiro] navio é planejada para dezembro de 2027. A construção do primeiro e segundo quebra-gelos nucleares de série do projeto Lider está planejada para se iniciar em 2023 e 2025, com prazos do comissionamento em 2030 e 2032, respectivamente", contou o funcionário.
Os quebra-gelos nucleares do projeto Lider são necessários para garantir a navegação comercial durante todo o ano na Rota Marítima do Norte. Eles foram projetados para serem os quebra-gelos nucleares mais potentes do mundo. A potência destas embarcações atinge o recorde de 120 megawatts, enquanto os quebra-gelos da União Soviética, por exemplo, possuíam potência de apenas 55 megawatts.
Além disso, estes navios são capazes de quebrar gelo de até quatro metros de espessura, tendo 209 metros de comprimento e 47,4 metros de boca e atingindo uma velocidade de 22 nós em água sem gelo.
O projeto será realizado conforme o documento "Estratégias para desenvolvimento da zona ártica da Federação da Rússia e para assegurar a segurança nacional até 2035", aprovado em 26 de outubro 2020.