"Ratnik é um equipamento [tecnologicamente] avançado que permite executar com êxito uma ampla gama de tarefas no campo de batalha. O equipamento é composto por mais de 60 elementos: armamento, miras, equipamento de proteção individual, conjuntos de fontes autônomas de calor, equipamento de comunicação e sistemas de proteção auditiva ativa", afirmou Bekkhan Ozdoev, diretor industrial da Rostec, relata portal Zvezda.
Ratnik integra dezenas de subsistemas, incluindo vários tipos de miras de imagens térmicas, um tablet, um complexo de proteção de combate 6B49, sistema de controle Strelets, câmeras de vídeo e outros equipamentos.
O capacete do equipamento Ratnik consegue suportar disparo de uma bala da pistola russa Makarov a uma distância de cinco metros. Já o colete à prova de bala do Ratnik aguenta um tiro de fuzil de precisão e de metralhadora Kalashnikov.
Além disso, Ratnik é equipado com sistema de refrigeração e fontes de energia autônomas, sistema de inteligência, controle e comunicação Strelets.
Vale destacar que, anteriormente, ficou conhecido que o equipamento Sotnik, que substituirá no futuro o atual Ratnik, será equipado com um exoesqueleto.