Na madrugada desta sexta-feira (11), funcionários da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicaram uma carta aberta sobre sua atuação baseada em critérios científicos e autonomia "aos interesses de governos, de pessoas, de organizações ou de partidos políticos", reforçando que o trabalho técnico da instituição está "acima de qualquer pressão".
Após a publicação da carta aberta dos funcionários da Anvisa, a agência se tornou um dos assuntos mais comentados nesta sexta-feira (11) no Twitter, contando com mais de 45 mil tweets.
Contrários à vacina CoronaVac fabricada pela farmacêutica Sinovac e o Instituto Butantan, bolsonaristas passaram a divulgar imagens de chineses como vilões, por estarem sem máscaras.
Em vistoria da ANVISA na fábrica da SINOVAC, nenhum Chinês usando máscara. #VirusChines 👇 pic.twitter.com/Dmy8L59blU
— BolsoMito380 (@BolsoMito380) December 10, 2020
O deputado federal Coronel Tadeu (PSL-SP) cogitou processar o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), se a vacina chinesa não for autorizada pela Anvisa.
Instituto Butantã começa a fabricar a vacina que não foi autorizada pela ANVISA. Se a ANVISA não autorizar eu pergunto: Processamos o João Dólar por improbidade ou arcamos com mais esse prejuízo? O comentário e o RT tá liberado.
— Coronel Tadeu (@CoronelTadeu) December 10, 2020
Há quem cogite "guerra civil".
E vamos sextando com o terrorismo diário da mídia...🙄
— Ana (@g_garc2) December 11, 2020
7 capitais estão com + de 90% das UTIs ocupadas no SUS. Desde quando estiveram vazias?
E o STF pode obrigar o governo a vacinar mesmo sem selo Anvisa. Se obrigar o povo a tomar isso, acho q vai ter guerra civil... Só acho!
O deputado federal Marco Feliciano (Republicanos-SP) chamou produção da vacina CoronaVac de "improbidade administrativa".
O Governador @jdoriajr anunciou que SP começou a produzir vacina. Mas como assim produzir vacina que não tem autorização da Anvisa? Isso aí não seria improbidade administrativa? E se a vacina não for aprovada? E o dinheiro do contribuinte?
— 👊🇧🇷 Marco Feliciano (@marcofeliciano) December 10, 2020
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), postou uma foto com Bolsonaro e reafirmou que somente vacinas com selo da Anvisa serão liberadas pelo Ministério Público.
O Governador @jdoriajr anunciou que SP começou a produzir vacina. Mas como assim produzir vacina que não tem autorização da Anvisa? Isso aí não seria improbidade administrativa? E se a vacina não for aprovada? E o dinheiro do contribuinte?
— 👊🇧🇷 Marco Feliciano (@marcofeliciano) December 10, 2020
"O interesse do governo Bolsonaro é matar e não salvar vidas."
imagina morar no país,
— Iuri K. (@cinefilo_K) December 11, 2020
onde os servidores da ANVISA,
no meio da pandemia,
precisam escrever uma carta dizendo que:
“a ANVISA NÃO SERVE aos INTERESSES do GOVERNO.”
pois o interesse do governo Bolsonaro é matar e não salvar vidas.
Há quem esteja abrindo mão de se vacinar.
Anvisa aprova uso emergencial de vacinas contra covid-19 no Brasil.
— Doc (@DocRenac) December 10, 2020
Que bom, eu gostaria fazer a doação das minhas doses mesmo sendo profissional de saúde.
Alguém quer?