O Block V inclui um aperfeiçoamento que melhorará o desempenho náutico e fornecerá comunicações resistentes e fiáveis.
O exercício foi realizado em 1º de dezembro em zona de testes no oceano Pacífico, uma vez que o destróier pertence ao Grupo 1 de Ataque de Porta-aviões, liderado pelo USS Carl Vinson.
3...2...1...FIRE!!! 🎯 #USSChafee launches a Block V Tomahawk during a missile exercise in the Pacific Ocean. This event marked the first time a Block V Tomahawk missile was operationally tested, signaling the #USNavy’s transition to a more advanced capability for the fleet. pic.twitter.com/VqC0oHMBz6
— U.S. Navy (@USNavy) December 10, 2020
Destróier USS Chafee lança durante exercício no oceano Pacífico míssil de cruzeiro Tomahawk Block V. O evento marcou a primeira vez que um míssil Tomahawk Block V foi testado operacionalmente, assinalando, assim, uma transição da Marinha norte-americana para uma capacidade mais avançada para a sua frota.
Em comparação com a versão anterior, o míssil de cruzeiro Tomahawk Block V possui um maior alcance e processamento dinâmico de seleção de alvos com a capacidade de atingir navios no mar, revela portal Naval News.
A companhia fabricante do armamento Raytheon está recertificando e modernizando o míssil, estendendo o período de vida útil de serviço em 15 anos.