A informação foi publicada em redes sociais pelo porta-voz do comandante-em-chefe do país, Yehia Rasool, neste domingo (13).
"Por ordem do comandante-em-chefe das Forças Armadas e sob a supervisão direta do chefe do departamento de contraterrorismo, [...] as forças atacaram o chamado bolsão Dijlah, que abriga grupos terroristas do Daesh na região de Ain al-Jakhsh [...]. Durante esta operação heroica, 42 terroristas do Daesh foram mortos", escreveu Rasool no Twitter junto com imagens da operação.
بتوجيه من القائد العام للقوات المُسلحة وإشراف مُباشر من قبل رئيس جهاز مُكافحة الإرهاب إنطلقت عملية ( السيل الجارف )
— يحيى رسول | Yehia Rasool (@IraqiSpoxMOD) December 13, 2020
حيث داهمت قوات جهاز مُكافحة الإرهاب @iraqicts البطلة مايُسمى قاطع ( دجلة ) الذي تنشط فيه عصابات داعـش الإرهابيـة في منطقة عين الجحش جنوبي مدينة #الموصل. pic.twitter.com/hmf9XO9Hyt
Ainda segundo o porta-voz, a ação recebeu apoio da coalizão internacional, liderada pelos Estados Unidos, que ajuda no combate ao Daesh na região.
Na segunda-feira (7), as Forças de Segurança iraquianas detiveram um membro do alto escalão do Daesh na província de Anbar. A informação também foi divulgada por Rasool, que acrescentou que o militante preso atuava como vice-governador do Daesh no Iraque.
O governo iraquiano declarou vitória sobre o Daesh ainda em 2017, após três anos de luta contra o grupo, embora grupos de militantes da organização permaneçam em algumas áreas do país e ataques terroristas mundo afora sejam reivindicados pelo grupo.