Andrés Manuel López Obrador foi um dos líderes que aguardou o resultado final do Colégio Eleitoral norte-americano. Além dele, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, também felicitou Joe Biden nesta terça-feira (15).
López Obrador não havia parabenizado Joe Biden após as eleições presidenciais de novembro porque, segundo ele, era necessário que o processo eleitoral fosse formalmente concluído, principalmente depois que o atual presidente dos EUA, Donald Trump, contestou o resultado da votação.
As informações foram confirmadas pela Reuters.
Em uma carta datada de 14 de dezembro, López Obrador disse esperar que a política externa dos EUA junto ao México siga aos princípios da "não intervenção e autodeterminação", delineados na Constituição mexicana.
El presidente @lopezobrador_ felicita al presidente electo @JoeBiden por el triunfo otorgado por el pueblo y refrendado por las autoridades electorales de EE.UU.
— Relaciones Exteriores (@SRE_mx) December 15, 2020
México le desea la mejor de las suertes en su encargo como el próximo presidente de los Estados Unidos de América. pic.twitter.com/aQfA3dNqTQ
O presidente López Obrador parabeniza o presidente eleito Joe Biden pela vitória concedida pelo povo e endossada pelas autoridades eleitorais dos EUA. O México deseja a você boa sorte em sua gestão como o próximo presidente dos Estados Unidos da América.
O líder também pediu para que os dois países trabalhem juntos, respeitando a soberania um do outro. López Obrador concluiu sua carta fazendo elogios diante do posicionamento de Joe Biden com relação aos imigrantes mexicanos nos Estados Unidos.
"Espero que em breve haja uma oportunidade, sr. Biden, de falar sobre este e outros assuntos", disse López Obrador na carta, publicada pelo Ministério das Relações Exteriores do México em uma rede social.
Vale lembrar que até o momento, o presidente Jair Bolsonaro segue sem parabenizar Biden pela vitória na eleição presidencial nos EUA.