Na terça-feira (15), no aeródromo da Fábrica de Aviões de Irkutsk, subsidiária da corporação Irkut, que faz parte da corporação estatal russa Rostec, foi realizado o primeiro voo do avião russo MC-21-310, de acordo com Rostec.
"Hoje […] vemos em ação o resultado da política estatal coerente na área de desenvolvimento de setores de alta tecnologia. Nós formamos uma nova geração de projetistas e fabricantes", afirmou o ministro da Indústria e Comércio da Federação da Rússia, Denis Manturov.
O voo durou uma hora e 25 minutos. A tripulação do avião verificou os regimes de funcionamento dos motores, estabilidade e controle da aeronave e também o desempenho de todos os sistemas.
"Este voo é o resultado da união de dois programas importantes da indústria aeronáutica civil da Rússia: o avião MC-21 e o motor PD-14. Com os esforços de cientistas, projetistas, engenheiros e operários é criado um avião comercial de nova geração que devolve nosso país à primeira divisão da aviação mundial", segundo diretor-geral da Rostec, Sergei Chemezov.
A aeronave MC-21-300 é um avião comercial de curta e média distância de nova geração com capacidade de 150 a 211 passageiros. O primeiro voo de teste foi realizado em 28 maio de 2017. O início da produção em série é planejado para 2021.