O Congresso dos EUA aprovou um projeto de lei que autoriza o uso de Cortadores de Segurança Polar da Guarda Costeira como quebra-gelos, escreve a agência Associated Press (AP).
Dan Sullivan, senador republicano do Alasca, foi autor da lei em conjunto com Maria Cantwell, senadora democrata de Washington, e Roger Wicker, senador republicano do Mississippi, e agradeceu aos senadores participantes "por reconhecerem a importância do Ártico e por apoiarem os navios e a infraestrutura necessários para a realização do papel dos Estados Unidos como nação ártica".
Ele acrescentou que a Casa Branca pode permitir alugar um quebra-gelo privado para a Guarda Costeira "já no final deste mês", com o objetivo de reter adversários, cita a AP.
"Estou orgulhosa do progresso que fizemos para ajudar os EUA a fortalecer sua capacidade e presença no Ártico à medida que outras nações árticas e não árticas expandem as suas [capacidade e presença]", disse Lisa Murkowski, senadora republicana do Alasca, em provável referência a Rússia e China.
Em comparação, a Rússia neste momento tem 53 quebra-gelos, de acordo com informação da Guarda Costeira dos EUA.
A Lei de Autorização da Guarda Costeira é parte da Lei de Autorização de Defesa Nacional (NDAA, na sigla em inglês) aprovada pelo Congresso para o ano fiscal de 2021.
A Guarda Costeira norte-americana neste momento só tem dois quebra-gelos, e só um funciona depois que o USS Healy sofreu um incêndio em agosto. Os EUA não devem obter um novo quebra-gelo antes de 2024.