O fato, ocorrido na noite de sexta-feira (16), foi captado por câmeras e aconteceu durante sessão que votava o orçamento do estado de São Paulo.
Por meio de um comunicado, o Cidadania disse que a Comissão Executiva Nacional decidiu afastar o deputado "de todas as funções diretivas partidárias, em todas as instâncias, bem como de todas as funções exercidas em nome do Cidadania, inclusive junto à Alesp".
Imagens da Alesp mostram Cury se aproximando da deputada Isa Penna, do PSOL, que está apoiada na mesa diretora da Casa. Ele então para atrás da parlamentar e passa a mão no seio e na cintura dela. Logo em seguida, Isa Penna tenta afastá-lo.
Pra quem não viu o vídeo do deputado Fernando Cury (Cidadania) passando a mão no seio da deputada Isa Penna (PSOL) em sessão da ALESP. Ela afirma que outras deputadas "já foram assediadas".
— Anselmo Caparica (@caparica) December 17, 2020
Ele pediu "desculpa pelo abraço". pic.twitter.com/3GS8stzvMY
Ao se justificar, Cury disse que pretendeu "abraçar" a colega e pediu desculpas. A parlamentar, por sua vez, afirmou que o parlamentar do Cidadania estava bêbado no momento em que passou a mão nela.
Conselho de Ética do Cidadania
A nota do Cidadania explicou ainda que o afastamento vai durar até a conclusão do processo no Conselho de Ética do partido. O comunicado diz que o presidente da legenda, Roberto Freire, "levou em consideração a gravidade do caso e a celeridade do colegiado".
De acordo com a nota, a primeira reunião do conselho está prevista para acontecer já nesta sexta-feira (18).
Pelo regimento interno do Cidadania, o deputado terá prazo de oito dias para apresentar sua defesa após recebida a denúncia do conselho. Cury pode ser expulso do partido.
Isa Penna registrou boletim de ocorrência contra o deputado por importunação sexual. Ela também denunciou Cury por decoro parlamentar e pediu a cassação do mandato do deputado ao Conselho de Ética da Alesp.