PT, PDT, PSB e PCdoB decidiram apoiar o candidato indicado por Rodrigo Maia (DEM) na disputa pela presidência da Câmara dos Deputados. O indicado de Maia fará frente à candidatura de Arthur Lira (PP), que tem o apoio do presidente Jair Bolsonaro.
A informação foi confirmada nesta sexta-feira (18) pelo líder do PT, Enio Verri (PR), em conversa com o UOL. De acordo com a Carta Capital, a Rede também faz parte do grupo que anunciou apoio a Maia.
O PT é o partido com o maior número de deputados na Casa: são 54 deputados federais da sigla. PDT, PSB e PCdoB somam 68 deputados, que vão formar uma robusta base de apoio ao candidato de Maia.
Rodrigo Maia, no entanto, ainda não definiu quem será o candidato. Há alguns nomes que aparecem como favoritos à indicação, como Baleia Rossi (MDB) e Aguinaldo Ribeiro (PP). Em declaração ao UOL, Verri disse que o PT quer apresentar a Maia mais um nome que possa receber a indicação.
"A nossa posição é ir para o bloco [de Maia] apresentando um programa em conjunto com a oposição para discutir, dentro do bloco, a possibilidade de ser candidato [...]. Sendo aquele mais viável, ficando para o final, sendo o nome da oposição, o Baleia ou o Aguinaldo, não importa", disse Verri, ao UOL.
A eleição para a presidência da Câmara acontece no dia 1º de fevereiro de 2021. No mesmo dia, acontecerá a eleição para a presidência do Senado.