O diretor-geral da Roscosmos, Dmitry Rogozin, anunciou que o motor de combustível líquido RD-171MV para o primeiro estágio do foguete Soyuz-5 foi testado com sucesso.
"Todos os parâmetros estão bem", escreveu o diretor da Roscosmos em sua conta no Twitter.
Rogozin chamou o motor de "mais potente do mundo" e revelou que o teste realizado foi o primeiro teste de fogo completo do motor RD-171MV.
И еще одна хорошая новость от наших двигателестроителей: "Энергомаш" сегодня провел первое полноразмерное огневое испытание самого мощного в мире жидкостного ракетного двигателя РД-171МВ. Все параметры в норме.
— РОГОЗИН (@Rogozin) December 18, 2020
Двигатель будет использован на новейшей ракете-носителе "Союз-5". pic.twitter.com/f4wggYVRKY
E mais uma boa notícia de nossos construtores de motores: Energomash realizou hoje o primeiro teste de fogo completo do motor de foguete de combustível líquido mais potente do mundo RD-171MV. Todos os parâmetros estão bem. O motor será usado no mais novo foguete Soyuz-5.
O desenvolvimento do foguete médio Soyuz-5 começou em 2016 para substituir o foguete Zenit produzido na Ucrânia. No primeiro estágio se planeja usar o RD-171MV, um motor modernizado do primeiro estágio do foguete Zenit. No segundo estágio será usado o motor RD-0124MS, um motor modernizado do foguete Soyuz-2.1b.
Durante os testes de voo de 2023 a 2025 a partir da base espacial de Baikonur serão realizados pelo menos três lançamentos do foguete Soyuz-5. Depois do fim dos testes e até 2036 é planejado realizar no mínimo dois lançamentos do foguete Soyuz-5 em cada ano.