"Antes de sua presidência, ele [Biden] tinha laços estreitos com a Ucrânia e entende bem os russos, entende a diferença entre Ucrânia e Rússia e, me parece, entende a mentalidade ucraniana", disse Zelensky, em entrevista publicada por The New York Times.
O presidente ucraniano acrescentou que a experiência de Biden pode ajudar a fortalecer as relações de Kiev com Washington.
"Parece-me que Joe Biden conhece a Ucrânia melhor do que o presidente anterior", disse Zelensky ao Times.
Durante os anos do governo de Barack Obama, Biden foi encarregado das relações com a Ucrânia, onde trabalhou com sucesso para reprimir a corrupção e, depois de 2014, acabar com a guerra no leste do país, uma área conhecida na Ucrânia como Donbass.
Berlim e Paris fazem apelo para reabertura de passagens na região de Donbass https://t.co/7gjN5qzWes
— Sputnik Brasil (@sputnik_brasil) November 13, 2020
Esse histórico mais os negócios de seu filho Hunter Biden suscitaram fortes críticas por parte de Trump, que via Biden como um potencial rival para a presidência. Essa dinâmica atraiu as atenções dos políticos americanos para a Ucrânia poucos meses depois de Zelensky tomar posse como presidente.
"Eles nos envolveram, mas acho que nos comportamos com dignidade adequada a um país soberano", disse Zelensky, um ex-comediante que se tornou político, falando mais livremente sobre o assunto por causa do fim do mandato de Trump.
O presidente ucraniano avaliou que os EUA se relacionam com a Ucrânia como se relacionam com a democracia. "Não importa quem seja o presidente, ele sempre respeitará a democracia e, da mesma forma, seja quem for o presidente sempre haverá essa relação com a Ucrânia. Pelo menos, é assim que eu vejo”, finalizou Zelensky.