O 1998 KY26 é uma rocha espacial quase esférica e potencialmente metálica, pertencente ao grupo Apollo, um grupo de asteroides próximos à Terra.
O objeto espacial tem um diâmetro de aproximadamente 30 metros e orbita o Sol a uma distância de 1-1,5 UA (unidades astronômicas). Uma unidade astronômica corresponde a cerca de 149,6 milhões de quilômetros.
O referido asteroide é um dos dois alvos do estudo detalhado da missão Hayabusa2.
The #SubaruTelescope imaged the asteroid 1998 KY26, the target of #Hayabusa2's extended mission. The positional data for 1998 KY26 collected during the observations will be used to determine the orbital elements of this object.https://t.co/qgYSM19sIDhttps://t.co/sUbfkMeryQ pic.twitter.com/xIM05coo4n
— NAOJ (@prcnaoj_en) December 18, 2020
Telescópio Subaru obteve imagens do asteroide 1998 KY26, o alvo da missão estendida da Hayabusa2. Os dados de posicionamento do 1998 KY26 coletados durante as observações serão usados para determinar os elementos orbitais deste objeto.
"Depois de enviar a cápsula à Terra [com as amostras do asteroide Ryugu], Hayabusa2 partiu rumo ao novo objeto-alvo, um asteroide pequeno conhecido como 1998 KY26", disse Michitoshi Yoshida, administrador do Telescópio Subaru e astrônomo do Observatório Astronômico Nacional do Japão.
"Esta será a primeira missão a este pequeno asteroide, por isso é muito importante tanto em termos de ciência como de defesa planetária", explicou, relata portal Sci-News.
A Hayabusa2 foi lançada rumo ao asteroide em dezembro de 2014, a partir da ilha japonesa de Tanegashima. Durante sua missão, realizou duas aterrissagens bem-sucedidas na superfície do Ryugu, a fim de obter amostras de camadas mais profundas do corpo cósmico.