- Sputnik Brasil
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Governo Bolsonaro termina 2020 com popularidade em alta, diz pesquisa

© Folhapress / Cláudio Marques / Futura PressPresidente Jair Bolsonaro participa da Cerimônia do Dia da Bandeira no Palácio do Planalto em Brasília (DF), nesta quinta (19)
Presidente Jair Bolsonaro participa da Cerimônia do Dia da Bandeira no Palácio do Planalto em Brasília (DF), nesta quinta (19) - Sputnik Brasil
Nos siga no
A avaliação positiva do governo Bolsonaro subiu de 42% para 47%, segundo pesquisa DataPoder divulgada nesta quarta-feira (23). A desaprovação é de 46%. 

Na enquete anterior, a avaliação negativa do governo era de 48%. A queda de dois pontos ocorreu dentro da margem de erro, de dois pontos percentuais para mais ou para menos. 

O instituto fez 2.500 entrevistas, em 470 municípios, nas 27 unidades da Federação, de 21 a 23 de dezembro. 

Por outro lado, ao serem perguntados sobre o trabalho de Jair Bolsonaro como presidente, 42% dos entrevistados disseram que é ruim ou péssimo; enquanto 39% afirmaram que é ótimo ou bom. Os dois índices variaram dois pontos percentuais para cima desde a última pesquisa. 

Já o grupo que avaliou Bolsonaro como regular caiu de 20% para 17%, o que pode indicar uma intensificação da polarização. Na pesquisa de 28 a 30 de setembro, a taxa era de 27%.

Pior avaliação depois de Collor

Pesquisa Datafolha feita entre os dias 8 e 10 de dezembro, período de agravamento da pandemia no Brasil, mostrou que o governo Bolsonaro segue com sua melhor avaliação desde o início do mandato. 

De acordo com a enquete, 37% dos brasileiros consideram o trabalho do presidente ótimo ou bom, mesmo percentual do levantamento anterior. Os que avaliam Bolsonaro como ruim ou péssimo são 32%, frente aos 34% da pesquisa anterior. Além disso, 29% disseram que a atuação de Bolsonaro é regular, contra 29% da enquete passada. 

Ao mesmo tempo, Bolsonaro tem a pior avaliação para um presidente em primeiro mandato, com a exceção de Fernando Collor (1990-92).

Queda de popularidade

pesquisa Ibope feita entre os dias 5 e 8 de dezembro apontou que 33% dos brasileiros consideram o trabalho de Bolsonaro ruim ou péssimo, contra 29% do levantamento anterior. 

A enquete indicou ainda que 35% da população avalia o presidente como bom ou ótimo, frente a 40% da pesquisa anterior. 

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала