Seguindo a tradição de Natal, a rainha Elizabeth II fez um pronunciamento para o Reino Unido nesta sexta-feira (25). Em seu discurso, a rainha falou repetidamente sobre ter esperança para o futuro, reconhecendo que milhões de britânicos não poderiam ter suas celebrações familiares habituais neste ano.
"Surpreendentemente, um ano que, por necessidade, manteve as pessoas separadas nos aproximou de muitas maneiras", disse a rainha Elizabeth II.
🎄📺 “In the United Kingdom and around the world, people have risen magnificently to the challenges of the year, and I am so proud and moved by this quiet, indomitable spirit.”
— The Royal Family (@RoyalFamily) December 25, 2020
In her 2020 broadcast, The Queen reflects on acts of kindness during this extraordinary year. pic.twitter.com/iKa67aZEUZ
"No Reino Unido e em todo o mundo, as pessoas têm superado de maneira magnífica os desafios do ano, e eu estou muito orgulhosa e movida por esse espírito quieto e indomável."
Em seu pronunciamento de 2020, a rainha reflete sobre atos de bondade durante este ano extraordinário.
O Reino Unido luta para conter a disseminação de uma nova variante do novo coronavírus, com o número de novas infecções atingindo níveis recordes nesta semana, enquanto os números de internações hospitalares e mortes seguem aumentando.
Grande parte do país foi colocada sob rígidas restrições de deslocamento social e, em Londres e arredores, as famílias não têm permissão para fazer visitas durante o Natal. Em outras áreas, as regras restringem o contato social a apenas um dia.
"É claro que para muitos, esta época do ano será manchada por tristeza; alguns lamentando a perda de seus entes queridos, e outros perdendo amigos e familiares distanciados por segurança, quando tudo o que realmente querem no Natal é um simples abraço ou um aperto de mão. Se você está entre eles, não está sozinho. E deixe-me assegurar-lhe meus pensamentos e orações", disse a monarca de 94 anos.
A própria rainha teve de evitar suas tradicionais comemorações de Natal e está passando a temporada de festas de fim de ano sem visitas, no Castelo de Windsor, com seu marido, o príncipe Philip, de 99 anos. Normalmente, a rainha se reúne com sua família na propriedade real de Sandringham, no leste da Inglaterra.