No final da sexta-feira (25), sirenes de ataque aéreo soaram na cidade israelense de Ashkelon e nas áreas próximas à fronteira com a Faixa de Gaza. De acordo com as FDI, dois foguetes foram disparados do enclave palestino e ambos foram interceptados pelo sistema de defesa aérea Cúpula de Ferro.
"Em resposta aos foguetes disparados de Gaza em direção a Israel esta noite [25], a Força Aérea israelense atingiu alvos terroristas do Hamas, incluindo um local de fabricação de foguetes, infraestruturas subterrâneas e um posto militar", escreveram as FDI no Twitter.
As families around the world sit around their Christmas trees, families in southern Israel are running to bomb shelters.
— Israel Defense Forces (@IDF) December 25, 2020
2 rockets were just fired from Gaza toward Israel. The Iron Dome Aerial Defense System intercepted both rockets.
Enquanto as famílias ao redor de todo o mundo se sentam em volta de suas árvores de Natal, as famílias no sul de Israel estão correndo para abrigos antibombas. Dois foguetes foram disparados de Gaza em direção a Israel. O sistema de defesa Cúpula de Ferro interceptou os dois foguetes.
Imagens foram publicadas nas redes sociais mostrando o que seria a ação da Cúpula de Ferro em Ashkelon.
Rockets launched from #Gaza at southern #Israel intercepted by #irondome pic.twitter.com/cCEvTcpjUo
— Erez Neumark 🇮🇱🇧🇪 (@ErezNeumark) December 25, 2020
Foguetes lançados de Gaza contra o sul de Israel são interceptados pela Cúpula de Ferro.
#Irondome in action over southern #Israel, minutes ago. pic.twitter.com/bALOoWToqr
— Erez Neumark 🇮🇱🇧🇪 (@ErezNeumark) December 25, 2020
A Cúpula de Ferro em ação sobre o sul de Israel, minutos atrás.
O Hamas, uma organização militante sunita palestina que controla a Faixa de Gaza, trava um longo e arrastado conflito com Israel, que ainda se recusa a reconhecer a Palestina como entidade política e diplomática independente. Além disso, o governo de Israel tem como política responsabilizar o Hamas por qualquer ataque vindo da Faixa de Gaza contra o seu território.