O retorno foi realizado com a assistência de forças de paz da Rússia.
"Hoje, 540 pessoas foram entregues em ônibus de Erevan para Stepanakert. Os ônibus foram acompanhados por patrulhas do contingente de paz e da polícia militar da Rússia", disse o ministério em um comunicado.
Além de garantir o retorno seguro de refugiados para casa, as forças de manutenção da paz da Rússia monitoram constantemente a situação e o cumprimento de cessar-fogo em 23 pontos de observação na região de Nagorno-Karabakh. Soldados fornecem ainda ajuda humanitária e restauram a infraestrutura civil do local.
Em novembro, Erevan e Baku concordaram em encerrar o conflito em Nagorno-Karabakh, pondo fim à guerra de seis semanas pela área disputada. Os líderes de Rússia, Azerbaijão e Armênia assinaram uma declaração trilateral sobre o cessar-fogo, que estabelece que as partes concordaram em permanecer nos territórios efetivamente ocupados e que firma acordo sobre a troca de prisioneiros e de corpos dos soldados mortos.
Uma missão de paz formada por militares russos foi enviada à região para monitorar a trégua. Depois que as hostilidades cessaram, os refugiados armênios começaram a retornar a Nagorno-Karabakh, com as forças de paz russas garantindo sua segurança.