Muito avançado e na mira da avaliação de mídias estrangeiras, o caça Su-57 de quinta geração teve seu primeiro exemplar de produção em série entregue à Força Aeroespacial da Rússia, relatou à Sputnik uma fonte familiarizada com a situação.
"A Força Aeroespacial recebeu o primeiro Su-57 de série. Ele foi incorporado à um agrupamento aéreo do Distrito Militar do Sul", disse a fonte.
Foi ainda informado que os militares russos deverão receber já em 2021 outros quatro aparelhos.
Contudo, a fonte também disse que antes de ser totalmente incorporado ao distrito militar, o Su-57 será submetido a testes.
"O primeiro Su-57 de série chegou ao Centro de Testes de Voo em Akhtubinsk. A aeronave será entregue à unidade militar depois de testes no centro [...] A ata de recebimento [da aeronave] foi assinada algumas semanas atrás", revelou.
A entrega se dá enquanto a revista americana The National Interest considerou a aeronave uma "verdadeira ameaça" para a OTAN.
Enquanto isso, ainda nesta sexta-feira (25), segundo relatos de moradores da cidade russa de Novossibirsk, o caça "secreto" realizou um voo sobre a cidade, publicou o site NGS.RU.
Até agora, pelo menos 10 protótipos da aeronave já tinham sido produzidos pela Corporação de Construção Aeronáutica Unida (OAK, na sigla em russo).
A aeronave também é considerada pela Rússia para entrar na sua lista de produtos de defesa a serem oferecidos no mercado internacional.
Su-57
Previamente chamado de PAK FA ou T-50, o Su-57 é um jato destinado a executar missões de ataque e de caça, podendo destruir todos os tipos de alvos aéreos, terrestres e na superfície marinha.
Seu motor foi desenvolvido exclusivamente para ele, com tempo de vida útil variando entre 30, 40 e 50 anos.
Em seu armamento, a aeronave conta com diversos mísseis. Já sua velocidade máxima é estimada nos 2.440 km/h.