Os detalhes do projeto foram divulgados por Will Roper, secretário assistente da Força Aérea para aquisição, escreve portal Popular Mechanics.
Roper está confiante que o caça do programa NGAD "terá um copiloto assistido por IA, ou talvez até ARTUµ [um sistema de inteligência artificial desenvolvido em algoritmos de jogo de xadrez]".
O secretário assistente para aquisição explicou que o sistema de IA desempenhará um papel auxiliar para o piloto humano.
Ele observou que a principal vulnerabilidade dos sistemas de inteligência artificial é sua lógica, uma vez que um cenário de conflito real pode não se enquadrar nesta lógica, o que requer a presença de uma pessoa para tomar decisões em situações incomuns.
Em meados de setembro, a Força Aérea dos EUA secretamente projetou, construiu e fez voar um protótipo do enigmático caça de sexta geração.
Quase todos os detalhes do avião permanecem em segredo devido à classificação do programa NGAD e do esforço da Força Aérea para desenvolver sistemas aéreos conectados que podem incluir caças, drones e outras plataformas em rede.