A Sede da Guarda Costeira do Japão aumentou sua vigilância e alertou as embarcações chinesas para abandonarem as águas territoriais imediatamente, uma vez que os navios invasores seguiam em direção a um navio de pesca japonês, de acordo com a mídia japonesa.
Quando um barco de pesca japonês entrou em águas territoriais, as duas embarcações se aproximaram da primeira, acabando por invadir as águas japonesas.
Deste modo, a Guarda Costeira do Japão posicionou seus barcos de patrulha ao redor dos barcos de pesca para que as duas embarcações percebessem o sinal e saíssem imediatamente do local.
Contudo, desde as 16h20, no horário local (4h20 horário do Brasil), os dois navios estão navegando em águas territoriais japonesas a aproximadamente 18-19 quilômetros ao sul-sudeste da ilha de Minami Kojima.
Esta é a 24ª vez que navios da Guarda Costeira da China invadem águas japonesas na costa das Ilhas Senkaku desde o dia 23 deste mês.
O governo mudou o Gabinete de Ligação de Informação, criado no Centro de Gestão de Crises do Gabinete do Primeiro-Ministro, para o Gabinete Oficial de Contramedidas às 16h08, no horário local (4h08, no horário do Brasil) para recolher informação e monitorizar alertas.