Estes aparelhos devem desempenhar um papel vital em operações de desembarque anfíbio em regiões como o estreito de Taiwan e o mar do Sul da China, dizem analistas.
Recentemente, uma brigada de aviação do exército vinculada ao 73º Grupo do EPL conduziu um exercício de assalto marítimo na província chinesa de Fujian, no leste do país, no qual estiveram envolvidos vários tipos de helicópteros, informou a Televisão Central da China (CCTV, na sigla em inglês).
Segundo informações, helicópteros de ataque Z-10 e de transporte Mi-171 sobrevoaram o mar em formações a fim de romper as posições de defesa.
No exercício, a brigada de aviação atuou como a força de combate principal, em vez de desempenhar a função de apoio, tal como era no passado, em conjunto com armas combinadas, tropas de operações especiais, de radares e forças de drones.
Tendo em conta que a Marinha da China está prestes a receber navios de assalto anfíbio Type 075, os helicópteros embarcados se tornarão mais importantes em operações de desembarque, disse um especialista militar ao jornal Global Times.
As forças de aviação do Exército poderiam se integrar com os novos navios, maximizando o seu potencial de combate, acrescentou o analista.