O navio da Marinha da Índia, INS Kiltan, foi enviado para entregar material de socorro aos afetados pelas enchentes no centro do Vietnã, vindo a participar de exercício durante regresso no sábado (26), conta o jornal The Times of India.
Passage Exercise #PASSEX between #IndianNavy and #Vietnam People's Navy on 26 Dec 20. Reinforcing #Maritime #Interoperability and jointness.#BridgesofFriendship#NavalCooperation@SpokespersonMoD@DefenceMinIndia@MEAIndia @AmbHanoi @MOFAVietNam https://t.co/gc1rnbwMug pic.twitter.com/55Z9xFVQdV
— SpokespersonNavy (@indiannavy) December 27, 2020
Exercício de passagem entre a Marinha indiana e a Marinha Popular do Vietnã, em 26 de dezembro de 2020, reforça interoperabilidade e articulação marítimas.
INS Kiltan chega à cidade de Ho Chi Minh para entregar estoques de assistência humanitária e material de socorro para as pessoas afetadas pelas enchentes no centro do Vietnã.
A realização do exercício indo-vietnamita acontece enquanto a China, sem dar atenção a críticas, tenta expandir sua assertividade no mar do Sul da China, escreve jornal indiano.
Sendo um membro importante da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), o Vietnã também tem disputas territoriais com a China sobre o mar do Sul da China, que é reclamado em sua totalidade pela China por ser uma fonte rica em hidrocarbonetos, segundo o jornal. No entanto, além do Vietnã, outros países da ASEAN, como as Filipinas e Brunei, também se opõem ao posicionamento chinês sobre o assunto.
Por sua vez, a Índia tem interesse na exploração petrolífera em águas vietnamitas no mar em questão, pelo que o apoio humanitário às populações mais afetadas pela catástrofe natural no Vietnã apenas estreita os laços entre ambos os países, promovendo uma melhor cooperação no futuro.