Pequena pedra de 350 mil anos revela evolução cognitiva humana (FOTOS)

CC BY 2.0 / Greg Schechter / Caverna Tabun, em Monte Carmelo, ao norte de Israel
Caverna Tabun, em Monte Carmelo, ao norte de Israel - Sputnik Brasil
Nos siga no
Arqueólogos israelenses descobriram uma ferramenta de pedra de 350 mil anos, provavelmente utilizada para moer alimentos e outros materiais, confeccionada pelo menos 50 mil anos antes do surgimento do Homo sapiens.

Arqueólogos da Universidade de Haifa, Israel, sugerem que uma pedra encontrada dentro da Caverna Tabun, em Monte Carmelo, ao norte do país, antecede o uso mais antigo conhecido de uma ferramenta abrasiva de cerca de 150 mil anos. O Monte Carmelo e suas numerosas cavernas são listadas como Patrimônio Mundial da UNESCO, e foram habitados diversas vezes desde 500 mil anos atrás.

A última descoberta no local de ferramentas deste tipo é datada de cerca de 50 mil anos antes do surgimento do Homo sapiens. Na época, nossos parentes hominídeos mais próximos eram os agora extintos Homo erectus e Homo heidelbergensis.

O instrumento é uma pedra de dolomita arredondada com sinais microscópicos de abrasão, de acordo com o artigo da revista cientifica Journal of Human Evolution.

O instrumento encontrado mostra que os hominídeos adicionaram "uma tecnologia significante" à sua caixa de ferramentas em uma fase muito precoce de evolução. Embora fossem encontradas evidências de que os hominídeos usavam ferramentas de pedra há mais de 1,5 milhão de anos, as rochas eram usadas para socar ou esmagar.

No entanto, a ferramenta de Monte Carmelo, tem sinais de abrasão porque foi o primeiro instrumento a ser utilizado de forma horizontal e não vertical. Esse método teria permitido os hominídeos a processarem materiais com muito mais delicadeza, segundo Ron Shimelmitz, do Instituto de Arqueologia de Zinman da Universidade de Haifa.

Os cientistas sabem como foi manuseada a ferramenta, mas ainda não sabem para qual finalidade.

© Foto / Iris Groman-Yaroslavski/Department of Archaeology at the University of HaifaFerramentas pré-históricas encontradas na Caverna Tabun, em Monte Carmelo
Pequena pedra de 350 mil anos revela evolução cognitiva humana (FOTOS) - Sputnik Brasil
Ferramentas pré-históricas encontradas na Caverna Tabun, em Monte Carmelo

A ferramenta foi encontrada em 1960, mas talvez por sua simplicidade, os pesquisadores não tenham prestado atenção suficiente ao instrumento, segundo dr. Shimelmitz. Recentemente, a pedra foi examinada pela segunda vez para analisar com mais detalhes descobertas feitas no local.

Quando foram encontrados os sinais abrasivos na rocha, pesquisadores coletaram pedras similares da área e as esfregaram contra vários materiais em momentos diferentes. Então, descobriram que sinais resultantes combinavam melhor com os das rochas da Caverna Tabun, após as esfregarem contra peles de animais. A Caverna Tabun é uma das quatro cavernas no Monte Carmelo que apresenta traços de evolução humana.

"Concluímos que a antiga pedra foi utilizada para moer materiais macios, no entanto, ainda não sabemos qual exatamente", comentou Gorman Yurslavski, da Universidade de Haifa.
CC BY-SA 3.0 / / Machados de pedra encontrados na Caverna Tabun, em Israel
Pequena pedra de 350 mil anos revela evolução cognitiva humana (FOTOS) - Sputnik Brasil
Machados de pedra encontrados na Caverna Tabun, em Israel

A pequena pedra tem grande importância porque permite aos pesquisadores estudarem a origem do processo de abrasão de antigas ferramentas, assim como as capacidades cognitivas e motoras desenvolvidas durante a evolução humana, que contribuíram para evolução e para fenômenos importantes da nossa cultura até os dias de hoje.

A pedra é ligada à abrasão e ao desenvolvimento de tecnologias de produção de alimento, como também ao assentamento estacionário, à agricultura, ao armazenamento e, posteriormente, ao aumento da complexidade social e econômica, afirmaram os pesquisadores.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала