O parlamento britânico terá que ratificar o acordo no final desta semana, que será adotado por Bruxelas de maneira provisória.
O porta-voz do comitê dos representantes permanentes da UE, Sebastian Fischer, disse nesta segunda-feira (28) que os embaixadores da UE aprovaram a aplicação provisória do acordo de maneira unânime.
‼️Green light for #BrexitDeal: EU Ambassadors have unanimously approved the provisional application of the EU-UK Trade and Cooperation Agreement as of January 1, 2021.
— Sebastian Fischer (@SFischer_EU) December 28, 2020
👉 Next step: Final adoption by use of written procedure. Deadline: Tomorrow, 15.00 hours. #TCA #COREPER 🇪🇺🇬🇧 pic.twitter.com/k76Iei9xm0
Luz verde para o acordo Brexit: os embaixadores da UE aprovaram por unanimidade a aplicação provisória do Acordo de Comércio e Cooperação UE-Reino Unido a partir de 1º de janeiro de 2021.
Próxima etapa: adoção final por meio de procedimento escrito. Prazo: amanhã, 15 horas.
Na última quinta-feira (24), o Reino Unido e a União Europeia chegaram a um acordo comercial após meses de difíceis negociações. Questões como a pesca, governança e concorrência leal foram alguns dos pontos mas delicados para se chegar a um acerto.
A saída oficial do Reino Unido da União Europeia foi em janeiro, quando foi iniciada uma fase de transição até o final de 2020. O acordo comercial saiu a uma semana do fim do período transitório.