Imagens divulgadas pelas emissoras CNN Brasil e TV Globo, e outras que circularam amplamente pelas redes sociais, mostram dezenas de pessoas aglomeradas na altura do Posto 9, em Ipanema, bebendo e dançando, sem o uso de máscaras ou qualquer outra medida de proteção para evitar a propagação da COVID-19.
De acordo com o portal G1, a Polícia Militar foi acionada no início da madrugada para tentar dispersar a multidão, mas os frequentadores apenas se deslocaram até o calçadão, e muitos permaneceram na areia.
Ipanema neste momento pic.twitter.com/clLNO1bF4b
— celsodossi (@celsodossi) December 31, 2020
FLAGRANTE
— Contagem coronavírus - Brasil (Notícias 24 horas) (@contagemcorona1) December 31, 2020
Noite de 30/12, Ipanema , Rio de Janeiro.
O vídeo dispensa qualquer legenda: pic.twitter.com/VGaaWnFg0M
Eu to com parente em UTI devido a covid e vendo essas imagens de egoísmo em Ipanema so consigo sentir desesperança por esse país pic.twitter.com/K7n1jdOx6t
— Axl Ramone (@AxlRamone) December 31, 2020
Segundo os dados divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, ontem (30) foram registrados mais 224 óbitos e 2.114 diagnósticos confirmados de COVID-19 em todo o estado, elevando o número total de mortes para 25.303 e de casos para 428.373 desde o início da pandemia.
Para tentar conter o aumento de casos, a Prefeitura do Rio de Janeiro decidiu fechar toda a orla da cidade durante a virada do ano. De acordo com as autoridades, serão instalados cerca de 40 pontos de bloqueios no acesso às praias das zonas sul e oeste da capital fluminense para evitar aglomerações.
Além disso, o governo do estado aumentará em 40% o efetivo da força-tarefa do Corpo de Bombeiros contra a COVID-19 para intensificar as fiscalizações durante o Ano Novo. Serão 43 equipes de intervenção rápida que ficarão responsáveis por realizar vistorias em locais com eventos de reunião de público em todo o estado.