A SOBR é uma unidade de operações especiais da Guarda Nacional da Rússia, que se destaca como força militar interna do governo russo com a obrigação de reportar casos ao presidente russo, Vladimir Putin, conta The Eurasian Times.
As responsabilidades da SOBR consistem em combater casos que vão de militantes chechenos escondidos em suas casas a impasses relacionados à violência doméstica.
Origem e objetivos da SOBR
Sua origem, como muitas equipes policiais de elite europeias, começou logo após os ataques nos Jogos Olímpicos de Munique de 1972, com a União Soviética lançando sua primeira unidade especial de polícia em 9 de novembro de 1978. Agora, esse dia é comemorado como Dia da SOBR na Rússia.
A unidade foi formada pelo Ministério do Interior soviético sob o número de ordem 0707, em preparação para os Jogos Olímpicos de Verão de 1980 em Moscou, conhecida na época como Unidade Móvel de Propósitos Especiais (OMON, na sigla em russo).
O foco da SOBR é direcionado a pequenas ações táticas que incluem resgates de reféns, conflitos armados e proteção de testemunhas, destaca mídia.
As equipes da unidade também possuem negociadores para resolver situações pacificamente, de forma semelhante ao Grupo Alfa do Serviço Federal de Segurança (FSB, na sigla em russo).
Sobre recrutamento e financiamento
Os recrutas são chamados de dentro das Forças Armadas russas, devendo passar por um competitivo processo de seleção. É, no entanto, dada preferência aos recrutas que serviram nas Tropas Aerotransportadas e nas forças especiais da Rússia.
Após o término do processo de recrutamento, os integrantes passam por testes psicológicos antes de ingressar oficialmente na unidade, detalha The Eurasian Times.
Todas as seções da unidade em questão têm seu próprio conjunto de equipamentos que as ajuda a realizar suas tarefas. Por sua vez, o nível de equipamento para as unidades da SOBR depende principalmente da ameaça, bem como do financiamento da região.
Por exemplo, enquanto as equipes da SOBR de cidades mais ricas, como a SOBR Viking de Kaliningrado, possuem acessórios de armas e camuflagem americanos, as equipes pertencentes a cidades mais pobres, como a SOBR Rubin da região de Novgorod, dispõem de AK-74M da década de 1990 e de capacetes de assalto. No entanto, as equipes mais bem equipadas incluem a SOBR Granit de São Petersburgo e a SOBR Bulat de Moscou.
A SOBR é composta por cerca de 5.200 membros, um número bastante humilde quando comparado ao seu predecessor soviético – mais de 40 mil integrantes.